sexta-feira, junho 27, 2008

Milagres de Malta

Dizem-me que ando mais radiante. Que me soltei. Que estou com melhor cara. Que ando tonta de todo. Que gostam de me ver assim. Milagres de Malta, digo-vos eu.
Na minha cozinha respiram-se novos cheiros, recordam-se sabores inovadores e abrem-se as portas (finalmente) aos temperos exóticos que eu teimava em evitar. Entrámos numa nova fase gourmet.

quinta-feira, junho 26, 2008

Cebolada de Ana Moura

Hoje é noite de Ana Moura no Coliseu. Cheira-me que mal ela me caia no prato e cante aqueles fados que oiço repetidamente vou acabar por me debulhar em lágrimas como se estivesse a descascar uma cebola. Não é que seja uma lamechas… sou apenas uma cozinheira com elevado grau de sensibilidade! É uma repetição, mas adoro esta música.

quarta-feira, junho 25, 2008

Grelhada mista madrilena


Ingredientes:
1 vaca espanhola
1 porca cubana
1 cabra maltesa

Receita:
Fazer uma grelhada mista em Madrid não é coisa fácil. Mas nesta cozinha trabalham os melhores chefs e acabei por ser bem sucedida. Juntou-se uma cabra maltesa, uma vaca espanhola e uma porca cubana e houve um repasto memorável: costeletas de cabrita, entremeadas e uma bela picanha. Servimos a grelhada com muita diversão, bom-humor e, o melhor, uma boa pitada de amizade. Foi de rapar o prato ;)

quinta-feira, junho 19, 2008

Kinnie de bons momentos

Ingredientes:
1 viagem
500g de ervas aromáticas
gás fascinio

receita:
Nao se pode ir a Malta sem provar o famoso Kinnie, a bebida mais típica desta ilha que me deixou completamente fascinada. Os dias que passei por lá foram recheados de ervas muito aromáticas colhidas no melhor jardim desta ilha. Nao podia ter sido mais bem recebida, por ingredientes locais e estrangeiros que fizeram destes uns dos melhores dias da minha vida.
A minha primeira viagem sozinha (que continua ate a cozinha voltar a abrir na 2f) teve a presença de um gás poderoso que fez deste Kinnie uma bebida ainda mais especial. Um gás que me fez revirar os olhos e querer beber esta especialidade por muito tempo. Encontrei os ingredientes que sempre apreciei. E eles encontraram-me a mim. Vou voltar. Tenho a certeza.

quinta-feira, junho 12, 2008

Paixao refogada

Estar apaixonada é um refogado de emoçoes... mas eu adoro sentir-me assim. Se misturarmos num tacho sentimentos como o afecto a rodos, a ansiedade (em dose dupla), a alegria, a raiva cortada em pedacinhos de orgulho e a irracionalidade para temperar encontramos um belo refogado de paixao. Qualquer coisa como perder a mao para a cozinha e ficar com a cabeça às voltas, borboletas na barriga, maos a suar e o coraçao (o pobre do coraçao) descompassado. Por isso mesmo, neste Santo Antonio a minha cozinha está fechada. Ja la vao uns tempo em que nao tenho condiçoes para cozinhar.

sexta-feira, junho 06, 2008

Sardinha no pão

Continuando no peixe, as próximas duas semanas vão ser como uma sardinha no pão. Pequenas, mas saborosas. Imprevisíveis, porque pela primeira vez vou pôr a mochila às costas sozinha. Salgadas, porque o destino é uma ilha com mar pouco doce. Frescas, porque vou refrescar a mente. Típicas, porque antes vai haver Santo António.
Deitada numa fatia de pão ensopado de novidades, tenciono não pensar. Apenas viver… a crepitar na brasa!

Alcorraz na brasa

Na minha cozinha chega-se a uma conclusão: gostamos de peixes arrogantes. E nisto o Sr. Mourinho tem muito que se lhe diga. Como me diria um amigo meu: “Os setubalenses são a tua desgraça”. Os homens e os alcorrazes (peixinho típico de Setúbal).
Sempre gostei de peixes inteligentes. Mas depois de ver as últimas declarações do Mourinho confesso que a arrogância também faz parte das características que me atraem nas idas à praça. Vejam e digam se é ou não é um alcorraz de primeira!