sábado, setembro 27, 2008

Regueifas doces

Na Grecia ter uns quilos a mais nao tem mal nenhum... pelo contrario. Eu e as minhas regueifas temos sido um sucesso por ca. Desde o homem da padaria que me oferece bolos porque tenho de engordar mais um bocadinho, ao dono do bar da praia que me acha uma bela rapariga, ja ouvi de tudo vindo da boca dos gregos (que de deuses nao tem la muito...). Quando voltar a Portugal talvez abra uma padaria... o negocio das regueifas afinal pode render!

terça-feira, setembro 23, 2008

Gnocco frito com salami

Nao fosse o Papa e Italia podia ser o pais do inferno gastronomico. Durante cinco dias fui um verdadeiro gnocco (frito, a estalar), entre salamis tentadores, tais quais Casanovas versao mestres da culinaria. Prazeres da boca facilmente se misturam com os prazeres da carne. Altura para dizer que o pecado mora na frigideira ao lado. Por isso mesmo nada como refrescar as ideias com uma grappa. Desta vez consegui manter o avental apertado e a colher de pau na mao para qualquer eventualidade!
Segue-se a Grecia... a minha cozinha ja cheira a kebab...

sábado, setembro 13, 2008

Receitas e viagens

Planear uma viagem é como pôr em prática uma receita. Primeiro a ansia de oganizar os ingredientes (decidir o destino, pesquisar sobre o que se quer visitar, comprar bilhetes, etc). Depois a exictação de os pôr na panela e deixar cozinhar (ir, conhecer, explorar, relaxar, absorver, etc), comer (quando a viagem está mesmo no fim e já temos um gostinho a saudades na boca) e por fim sentar no sofá de barriga cheia, totalmente saciados (o regresso cheio de recordações). É isto que me encanta em viajar: antes, durante e depois há sempre satisfação. Como na cozinha. Estou prestes a entrar pra panela!

quinta-feira, setembro 11, 2008

Engate gastronómico com sabor a presunto

Sempre fui o tipo cozinheira que gosta de um chef com ares de gentleman. Alguém que me diga: “Estás muito bonita esta noite” (com avental). Mesmo sabendo que por trás estava uma tentativa de engate gastronómico assumida, não tenho problemas em admitir: gosto. Tortilha não é o forte da minha frigideira, mas quando mete um belo “jamon” pelo meio o caso muda de figura. E de sabor.

sexta-feira, setembro 05, 2008

De tacho em tacho

«Catherine Townsend descreve-se a si mesma como "em parte galdéria, em parte uma romantica incurável". Acima de tudo quer desfrutar de tudo a que tem direito: um jantar inteligente, seguido de uma apaixonada noite de sexo ocasional; uma vida de cama em cama, enquanto procura a alma-gémea.»
É este o breve resumo do livro delicioso que ando a ler. Chama-se "De cama em cama". Nem sequer faço comentários aos comentários de quem mo indicou. Comentários e recomendações aceites. Fiquemos por aqui... de tacho em tacho.

segunda-feira, setembro 01, 2008

Setembro... sem picante!

Um dia vou ser uma cozinheira às direitas e deixar de fraquejar perante malaguetas, pimientos padron, gengibres e afins tentadores que teimam em rondar o meu fogão, com cheiros tentadores e sabores ainda mais.
Vou (tentar!) dedicar-me ao arroz branco sem sabor, aos legumes frescos sem tempero e a todos aqueles alimentos previsíveis que desapareceram do meu frigorífico nos últimos meses e voltar a ser a chef tradicional que não arrisca queimar a língua. Há quem tenha dúvidas, mas talvez possa ser possível.