terça-feira, maio 31, 2011

Sardinha assada

O carvão está comprado e as brasas prometem ficar quentes sem grande esforço. A cozinha entrou oficialmente em época de sardinhada. Em cima do pão.

segunda-feira, maio 09, 2011

Água de mel

Há alturas em que nos devemos lembrar que a culinária da vida faz mais sentido com um copo de água, um pequeno pote de mel e isto. À luz da vela:

quinta-feira, maio 05, 2011

Panela velha-nova

Há algo de quase mágico em encontrarmos uma panela velha e pormo-nos a pensar em todos os novos petiscos que nela vamos conseguir cozinhar. Não interessa que já tenha passado de mão em mão, que tenha furos ou o fundo queimado. É nossa e isso faz toda a diferença.
A bancada da cozinha cobre-se de ideias, cores, formas e cheiros. Pitadas disto e daquilo. Inúmeros temperos tantas vezes já experimentados, mas que nesta panela velha - que é para mim nova - irão ter um sabor especial. Sabor a (re)começo.

segunda-feira, maio 02, 2011

Caldo verde

Há um interruptor que apaga a luz. Dezoito cordas a cortar um burburinho que baixa de tom. Pés que batem no chão ao som do compasso. Um copo de vinho que molha os lábios. Um tom roxo nos cantos da boca. Uma vela disforme que vacila entre apagar-se ou continuar acesa. Uma voz que treme nas notas mais altas. Dois olhos que se fecham para ver com a emoção. Um sorriso de dor. Prazer.