terça-feira, junho 28, 2011

Frigorífico


Mal houve electricidade, o frigorífico da casa nova-velha passou logo a ter cores e sabores. O motivo é simples. E eu gosto disso.

domingo, junho 12, 2011

Salada de pepino

"O pepino é perigoso". A notícia chegou à cozinha há umas semanas, deixando no ar algumas dúvidas sobre o que fazer com o menú de verão e as respectivas saladas mistas em que me tencionava meter.
Olho para ele demoradamente, de mão na anca, encostada à parede da cozinha. Mordo a língua, e com ela molho os lábios discretamente, sem demonstrar que o tenciono sequer tirar do frigorífico.
É sem dúvida fresco. Talvez demais. Robusto de aparência, mas com uma casca pouco verde e umas rugosidades de simplicidade genuina que me atraem. Imagino-o deitado às rodelas na minha travessa, envolto na minha cebola e num fio de azeite pouco virgem. E a receita vai inevitavelmente ganhando forma no caderno de apontamentos.
Deixo-me ficar assim, em banho-maria, a avaliar até que ponto vale a pena pôr o aparelho digestivo em sarilhos. "O pepino é perigoso... tem bicho por dentro". Esta frase não me sai da cabeça, mas desencosto-me da parede com a determinação (momentanea) habitual. E arrisco a receita em silêncio. Sem temperos de mel ou flor de sal. Porque é ao natural que as melhores saladas de pepino se devem saborear. O E. coli que se lixe.