terça-feira, fevereiro 03, 2009

Bolo de chocolate indigesto

Mas afinal por que é que gostas de bolo de chocolate? Ora bem, esta pergunta tem-me sido feita pelas pessoas mais inesperadas… um sinal de que minha infeliz gulodice continua estampada na minha cara por mais que eu deite o olho a bolos de frutas com menos calorias emocionais.
Não há uma explicação. Gosto, por exemplo, da cobertura com granulado de sonho e aventura. Gosto de quando é molhado por dentro, por causa das gargalhadas e picardias com que unto(amos) a forma (cada vez menos compreensível). Não gosto do sabor amargo do chocolate de culinária… quando sem qualquer tacto me deixa na boca o paladar da desilusão. Também não gosto do recheio de incoerência, faz-me mal ao estômago. Mas depois volto aos ingredientes que me agradam e encontro o açúcar em pó com que sou polvilhada cada vez que há um olhar sem palavras entre a vitrine que nos separa. Contudo, o bolo final faz-me mal. Não condiz com o meu metabolismo por mais que eu insista em comer fatias desmesuradas na esperança de que a minha barriga se sinta satisfeita. Mas não sente. E há alturas em que mais vale voltar à fruta e largar o chocolate. De vez. Apenas porque nos faz mal.
E já que estamos a falar de bolos, aqui fica um cover dos Cake que eu adoro e tenho ouvido nos últimos tempos. Faz todo o sentido.

4 comentários:

Anónimo disse...

o mal do chocolate é mesmo esse de vez em quando torna-se indigesto há que comer na dose certa.

chocolate preto tb não é mto do meu agrado mas adoro mousse de chocolate cheio de nozes....

sempre a considerá-la

mestre silva

Chef Cosme disse...

:) Que bela surpresa esta Mestre Silva... veja lá se n acaba com uma gulodice aguda! :P
O mal do chocolate é que consegue ser o melhor e ao mesmo tempo o pior de uma cozinha. Por aqui tenta-se recuperar de dor grave na barriga e recomeçar na doçaria... Uma tablete de cada vez!

Anónimo disse...

Para recuperar de uma grave dor de barriga nada como ir habituando o estomago pouco a pouco...

Talvez começando com um chazinho, umas bolachas de agua e sal ( não confundir com pãozinho sem sal...), e enfim ir aos poucos retomando a alimentação normal.

Este ponto é critico porque se voltarmos a abusar a dor de barriga será ainda mais dolorosa que a anterior, pelo que a experiencia adquirida na cozinha é fundamental e absolutamente necessária para uma alimentação equilibrada e nutritiva.

com os meus gastronómicos cumprimentos

Mâitre Silva ( estou a escrever de Paris :)

Chef Cosme disse...

Caro Mâitre Silva (que honra uma msg directamente de Paris lol), o chá e as bolachas de água e sal também não condizem comigo. Ou entro em jejum absoluto, ou abuso dos jindungos e afins. Na minha frigideira vive-se o constante "tudo ou nada", por mais que tente temperar com raminhos de bom-senso toda esta salganhada.
Uma coisa é certa, antes um belo crepe francês do que um bolo de chocolate fora de validade. Senão corro o risco de acabar com o stock de alka-seltzer de Lisboa e arredores...