segunda-feira, junho 22, 2009

Couscous marroquino

Amarelo como o sol, picante como o que de melhor tem vida. Vegetais como recheio saudável de um dia-a-dia onde a felicidade existe mesmo quando se tem pouco. Deve comer-se com as mãos, partilhando com família e amigos um único prato de barro. Sinal da união, simplicidade e partilha que reina em cada casa, seja em montanhas rochosas ou em areias do deserto. Entre mulheres de rosto tapado e homens com ar supostamente austero, em Marrocos é assim. E só quando se entra no seio familiar desta gente é que se percebe a sua essência… que afinal é tão doce como uma tâmara.
Na bagagem, foi com lembranças de abraços, sorrisos genuínos, negociações acesas e gentileza sem limites que voltei a Portugal (mais uma vez) com a certeza de que não fui feita para viver naquilo a que chamamos de primeiro mundo. Para mim, a vida será sempre como cozinhar couscous marroquino. Simples.

4 comentários:

Luis Novais disse...

E quem disse que esté é que é o primeiro mundo?
Tive essa sensação na Guiné. Uma sociedade que vive literalmente sem Estado. Um país que não tem uma unica cadeia. E no entanto a sociedade continua a funcionar. Excepto o dito Estado e a chamada elite política e militar... esses estão ocidentalizados... e matam-se uns aos outros.
Por muito que nos custe há estruturas de organização social bem mais eficazes do que as nossas. Tirassem-nos o nosso rico Estado e isto entrava em colapso.
Voltando à culinária: os cuscus da foto têm óptimo aspecto. Adoro! Não queres mandar a receita?

Chef Cosme disse...

Eu é que tou a entrar em colapso... golpe de Estado interior, cheira-me! Ou sou eu que tenho alma de campónia, ou é o mundo ocidental que realmente não foi feito para mim.
O couscous da foto foi o melhor da minha vida. Tenho de pedir a receita à minha sogra marroquina... receitas destas ficam em família! O que tens pra troca? ;)

Luis Novais disse...

Eu gosto de ser ocidental. Gosto até muito. Não estou é a gostar do ocidente que me está a ser servido.
Temos negócio, portanto. Vejo que em Marrocos também frequentaste o mercado :-)
Há quem alardeie os meus dons culinários. Eu não. Eu sou tímido e modesto!
Mas "prontos": algo se arranjará. Exótico ou "inótico": algo se arranjará. Diz-me do que gostas. Tentarei!

Chef Cosme disse...

Se bem lembro a tua feijoada é famosa... temos pitéu pra troca?
Dou como acompanhamento uma garrafa de vinho e longas conversas! :p