segunda-feira, julho 25, 2011

Carne de porco à la Pauliteira

É difícil resistir-lhe: o porco tem os seus encantos.
Não é que seja obrigatoriamente bonito. Mas seja no lombo, nos pezinhos, nas bochechas, nas orelhas… É inegável o seu gosto guloso. Daqueles que nos faz ficar com os cantos da boca gordurosos, salgados, com vontade de lamber até à última réstia de sabor.
Contudo, não se pode confiar na sua aparência consistente, algo que só se aprende ao fim de muitas queimadelas no churrasco da vida. O porco é porco. E sempre o será. Faz parte da sua essência e não somos nós que, ao degustá-lo nas delícias que nunca passarão do espeto, o vamos mudar. Ele será sempre prejudicial para o nosso estômago, pele, artérias. E coração.
Ainda não me fartei dos galos do campo, mas para porcos já não há espaço. Já tive a minha dose.

3 comentários:

Carla, por vezes Lola... disse...

O problema é que as salcichas que sabem melhor, são as de porco. As de aves, de galos de capoeira e afins, são insípidas e sensaboronas... =P

Chef Cosme disse...

Acho que tudo depende do tempero.

Eu cá estou decidida a mudar de hábitos alimentares. Nem que seja virar-me para a comida vegetariana: consta por aí que a courgete salteada também é gulosa... e não faz tão mal à saúde (mental).

carolina disse...

Gosto, especialmente, da frase "porco é porco". e são mesmo!