terça-feira, julho 21, 2009

Fogão vs Bimby

As novas tecnologias tanto têm de bom, como de mau. Eu diria que não há nada com um forno a lenha, lento, que exige paciência, destreza… mas cujo sabor final que proporciona aos petiscos é inconfundível. Um fogão acelera um pouco as coisas, mas continua a exigir a presença constante e o bom-senso. A mim agrada-me. Acho que fui feita para meter a mão na massa.
Depois chegou a bimby. Tritura, coze, mistura… a 100 à hora, tudo ao mesmo tempo, sob programação. É de uma intensidade estonteante…. O produto final até é bonito, mas o sabor do desafio perde-se pelo meio. Fica a faltar o toque. A mãozinha que tempera...
Diria que é uma bela opção para quem tem medo da cozinha. Para quem prefere as novas tecnologias para amassar mensagens gastronómicas que não tem coragem para dizer em pleno fogão. Umas vezes por cobardia, outras porque simplesmente receia acabar com o tacho queimado. Dispenso (para não dizer abomino) a cobardia. Quanto ao receio, lá vou brincando com ele… enquanto me faz rir.

3 comentários:

Pedro disse...

Ai amiga, não concordo nada...
A Bimby faz a comida com os ingredientes que lá pões, e o toque é o mesmo, para quem sabe cozinhar não precisa recear a Bimby. Eu não dispenso a minha, porque me poupa imenso tempo, adoro cozinhar, mas ficar com a barriga encostada ao fogão a mexer tachos não é para mim.

Carla, por vezes Lola... disse...

Um dia, levo te a uma pastelaria chamada "Q/B", as in Quente e Bom.
Tem uns bolos lindos, grandes, aspecto apetitoso e... sem sabor.
Às vezes, os que nos criam a ilusão de serem doces e deliciosos, ficam se pela aparência. São na realidade um triste pão-de-ló, amarelados por falta de ingredientes mais saborosos que os ovos...moles...

Chef Cosme disse...

Atenção: eu não receio a Bimby... as novas tecnologias têm muito de útil. Eu que o diga!
Contudo, o lume do fogão exige um risco que a mim me agrada muito mais. Ficar escondida atrás dos botões de uma máquina, em vez de enfrentar os tachos, não é para o meu feitio! E olha que anda tanto cobardola por aí... ;)