terça-feira, setembro 18, 2007

Tortilha fugaz

Ingredientes:
Barcelona
1 passeio nocturno

Receita:
passeia-se por Barcelona à noite, misturando bem as luzes dos candeeiros com as sombras do Bairro Gótico. Troca-se um sorriso com um estranho e leva-se a fritar ao som da música "Aranguês"

Explicações:
Há momentos que nos marcam e não sabemos explicar porquê. Segundos de partilha fugaz, cuja intensidade perdura na nossa memória como se da cena de um filme se tratasse.

Barcelona, Bairro Gótico, início da noite.
No meio de muitas reflexões silenciosas caminho pelas ruas cinzentas e cheias de sombras do Bairro Gótico de Barcelona. Ao fundo oiço os acordes de uma música familiar: "Aranguês". Enquanto caminho, a minha infância passa-me pelos olhos como pequenas flashadas. O meu pai a ensinar o meu irmão a tocar viola, eu a balançar com as pernas sentada no sofá enquanto decorriam os longos ensaios do trio de guitarras do meu progenitor. Por fracções de segundo quase sinto o cheiro do incenso que a minha mãe queimava religiosamente nas tardes musicais da minha casinha de São Bento.

Avanço mais um pouco e vejo-o pela primeira vez. Como se um iman me puxasse viro a cabeça na sua direcção e sorrio. O sorriso é-me retribuido durante 2 ou 3 segundos que pareceram eternos. Numa rua escura de Barcelona ele continuou a tocar como se percebesse que aquela música era mais uma das que inevitavelmente fazem parte da banda sonora da minha vida. Chamava-se Álvaro (soube quando me aproximei mais tarde para pedir que voltasse a tocar aquela música). Senti vontade de chorar. Nunca antes me tinha sentido tão em sintonia com um estranho, sem ter de trocar uma palavra. Nem sequer sabia que era possível.

12 comentários:

Lady C. disse...

:-):-):-)
É possível sim senhor!!! O silêncio é de ouro. E fotos minha amiga? Desse principe do vazio? Nem um retratito????

;-)
Beijos

Anónimo disse...

..Ler estas receitas e' uma verdadeira delicia! Parabens!!

Chef Cosme disse...

Cátia, fotos só as que guardei na minha mente (que poética, hein!).

Obrigado pelo elogio Alex! ;) Para mim é um prazer escreve-las!

Anónimo disse...

Por momentos recordei também o que é percorrer as sinuosas ruelas do bairro mais delicioso de Barcelona. Nessa maravilhosa cidade, quer permaneçamos um dia ou um ano, é impossível não nos apaixonarmos por estranhos, por pessoas com as quais talvez nunca mais nos voltemos a cruzar. Triste? Não... um privilégio que só alguns sabem apreciar condignamente.
Bj amiga,

CP

Anónimo disse...

Eu também pensava que esse tipo de sintonia só acontecia na 7ª arte...

Mas enganei-me. E ainda bem :P
Era uma vez a A. em pleno coração da cidade invicta (linda!!!) e eis que vou com as minhas lindas amigas petiscar qualquer coisa a um café que nos tinha sido recomendado - Guarany :)

Era noite de tango argentino (é preciso dizer mais??hehe ok, eu continuo :P)
Começa um meia-leca cabeludo argentino a cantar, enquanto acompanha a doce/sensual/energizante melodia com o seu bandoneon. Arrepiou-me até as pestanas... É um daqueles momentos que não esquecerei!

Só me consegui levantar da cadeira quando tudo terminou e, diga-se de passagem, já tinha o rabo quadrado. Mas valeu a pena.
Para a próxima tiro foto.

Anónima Saudosista A.

Chef Cosme disse...

Uma "doce/sensual/energizante" melodia, dançada por um cabeludo que a "arrepiou até às pestanas" parece-me muito bem! A vida consegue ser melhor que a 7ª arte... principalmente se esse cabeludo fosse um Antonio Banderas, é claro! ;)

Anónimo disse...

Hmmm....para latino a sério preferia o Gael Garcia-Bernal...

Com esse bebia uns mojitos e comia guacamole ahahhaha


Fantasiosa A.

Chef Cosme disse...

Ui, ui... com o Gael Garcia-Bernal não havia stock de tequilla que chegasse! Você tem olho ;)

Anónimo disse...

Chegava sim!!! Não seria necessária muita tequilla...apenas a suficiente para temperar o suculento franguinho e enfiá-lo no caldeirão ah ah ah

Kinky A.

Chef Cosme disse...

Franguinho? Ó minha cara, estamos a falar de um verdadeiro galo do campo! Era enchê-lo de malaguetas e enfia-lo na brasa!

Paulinha Pepper

Anónimo disse...

Muito kinky Paulinha!!!
That´s the way hã hã hã hã, I like it, hã hã hã hã :P


Kinky A.

Chef Cosme disse...

Você é um prato! :) Acrescento uma mensagem que podiamos dizer ao rapaz:

"I'll give you what you want boy, but lets make it understood: if you wanna be bad, yeah you gotta be gooooooooood! Yaucht!" ;)