sexta-feira, dezembro 28, 2007

O balanço do bolo-rei

Ingredientes:
Muitos kilos de massa doce
100g de fruta cristalizada
500g passas (do Algarve)
Meia dúzia de pinhões

Receita:
Juntam-se todos os ingredientes e batem-se durante doze meses até ganhar consistência. Leva-se ao forno da reflexão.

Chega o fim do ano e com ele o meu típico balanço dos últimos doze meses. Gosto de olhar para trás e rever tudo o que se passou. O bom e o mau. Este ano a minha vida pode assemelhar-se a um bolo rei. Uma massa doce, recheada com alguns intrusos menos saborosos, mas que, quer se goste quer não, acaba-se por comer sempre mais do que uma fatia. As passas são as que estão em maior número. Pertencem ao sector profissional. Umas doces, outras mais amargas, mas é certo que gosto de ver o meu bolo rei cheio delas. Foi um ano de muitas passas (as do Algarve?).
Os pinhões, que são o que eu mais gosto, representam os momentos afectivos. São poucos, é verdade, mas os mais saborosos que ficaram envolvidos na minha massa fizeram valer as fatias que comi. A fruta cristalizada é a família... sempre em cima do bolo-rei. Embora o ritual de a trazer às costas continue, neste ano consegui diminuir em muito o peso do seu aspecto açucarado.
O brinde é, como sempre, os amigos. Tenho vários brindes no meu bolo. Pequenos de aparência, mas grandes de coração. A fava é só uma (felizmente!). Ainda não sei o que fazer com ela. Pode ser que 2008 me dê uma ajuda.

Sem comentários: