domingo, dezembro 02, 2007

Os avisos do bolo de chocolate

Ingredientes:
4 sinais de aviso
550g de paixão
1 tablete de chocolate

Receita:
Batem-se as 550g de paixão com quatro avisos bem visíveis. Depois de se bater com a cabeça na parede, adiciona-se a tablete de chocolate até nos decidirmos a voltar a tentar.

Explicação:
Quantas vezes já dissemos a nós mesmos que nunca mais nos queriamos apaixonar? Quantos amigos (e eu mesma) já me disseram esta frase, convictos de que tinha sido a última. A verdade é que caímos sempre no mesmo erro. Uma espécie de jogo de "bater com os co... na parede" repetidamente, rejeitando todos os sinais de aviso que nós damos a nós próprios. Após alguma reflexão sobre este tema, há quatro sinais muito, mas mesmo muito, comuns. Só não percebo é porque é que na altura não espetamos um cartão vermelho e fazemos parar o jogo antes de haver penalti. Ora vejamos:

1º Quando acordamos e adormecemos com cara da parvos a pensar na pessoa (primeiro sinal de aviso, tipo árbitro a apitar)
2º Quando um simples roçar de braços com a pessoa nos dá choques eléctricos pelo corpo todo (sinal STOP bem à frente dos nossos olhos... mas nunca o vemos)
3º Quando ficamos com o estomago totalmente à voltas e perdemos a fome, só com a ansiedade de voltar a ver a pessoa (duas luzinhas vermelhas começam a piscar com a palavra "PERIGO!", "PERIGO!")
4º Quando acordamos ao lado da pessoa e, mesmo com o hálito matinal, cabelo desalinhado e remelas nos olhos, a achamos adorável e temos vontade de a beijar (Chegámos ao ponto do "tá tudo fod...". irremediavelmente apaixonados)

Estar apaixonado é como comer um bolo de chocolate. Apetece-nos devorá-lo de uma só vez com medo que desapareça. Sabe-nos muito bem cada dentada e suspiramos só de pensar no recheio cremoso. Sabemos que podemos terminar com uma bela dor de barriga mas continuamos a comer. Talvez porque também há sempre a hipótese de terminarmos completamente lambuzados de felicidade. Seja como for, faz-nos sentir vivos. É uma chatice, mas sabe muito bem.

8 comentários:

Unknown disse...

Paulinha:
Tomei a liberdade de visitar o seu blog e adorei seus textos. São muito bem inscritos e criativos, continuarei acompanhando cada post seu.
Parabéns.

Neimar

Chef Cosme disse...

Olá Neimar, que boa surpresa! :)
És muito bem-vindo aqui à minha cozinha virtual. Ainda bem que gostaste dos pitéus ;)

Volta sempre!

Lady C. disse...

"Love tastes like chocolat"! A analogia é perfeita, como sempre. E a ideia do "jogador, cartão vermelho!" é deliciosa. Pergunto-me repetidamente porque me esqueço sempre disto!!!!!
;-)

Chef Cosme disse...

"Love tastes like chocolat". Nem mais. Ás vezes amargo, como o chocolate de culinaria, outras vezes demasiado doce, como o branco, outras bem crocante, como so que têm pedaços de amendoa. Mas o que eu mais gosto é o que me refresca a alma: aquele com mentol por dentro ;) Um dia vou escrever sobre isto.

Anónimo disse...

AI...eu, gulosa como sou, adoro um bom romance tal como devoro uma fatia de bolo de chocolate. Especialmente se tiver cobertura de caramelo... :P

Não conheço outra forma de viver estas paixões que nos dão água na boca...


Gulosa A.

Chef Cosme disse...

Nem outra coisa seria de esperar de si cara A! Já vi que, no que toca à goludice, é a primeira a dar a dentada no bolo! ;)

Anónimo disse...

E depois não há ginásio que me ature...

Mas esses são outros fados... eheh

Gulosa A.

Unknown disse...

Não foi bolo de chocolate, mas foram xícaras e xícaras de café partilhadas:aprendi a ver o jogo sem ouvir o apito do juiz, ignorei o sinal STOP e as luzes de PERIGO, e não há hábito nem hálito que iniba a vontade de estar junto... E o prazer de degustar o café... quente, forte... aquecendo e se espalhando por dentro... um gole: tão intenso e ainda assim insuficiente.