segunda-feira, março 02, 2009

Azeite... com pão

Se tivesse de seleccionar um hábito gastronómico que foge das boas maneiras seria certamente molhar o pão no azeite. Gosto do sabor, da gordura que fica na ponta dos dedos, dos cantos da boca que inevitavelmente acabam por ser lambidos no fim.
Descobri este prazer com um azeite extra-virgem. Molhei lá o pão integral até o galheteiro ficar vazio. De tudo. Mudei para o azeite Gallo: intenso, saboroso. E fui repetindo as variantes da marca até me fartar (ou não).
O meu pão de mistura não resistiu às tentações dos elevados graus de acidez. Nunca um azeite me soube tão bem. Mas também nunca me soube tão mal. Disseram-me que para recuperar o azeite aromático era o ideal. Aquele com ervas frescas fez-me definitivamente bem ao estômago. E agora mais calma, atrevo-me a pensar na versão gourmet, com malaguetas para os meses que hão-de vir aqui na cozinha. Porque a vida deve ser picante todos os dias. E isso é uma verdade absoluta que todas as cozinheiras que se prezam sabem bem.

Sem comentários: