segunda-feira, agosto 27, 2007

Queijadas de orgulho português

Ingredientes:
500g de fado
1 colher de orgulho
Sintra qb para polvilhar

Receita:
Bate-se durante duas horas uma fadista a interpretar a música de todos os portugueses. Polvilha-se com a beleza nocturna de Sintra e está pronto a servir.

Explicações extra:

De um lado o convento. Do outro o castelo dos Mouros, iluminado, na escuridão da serra de Sintra. Cá em baixo, Mariza a interpretar poemas de Fernando Pessoa, com o som inconfundível de um trio de guitarras. Foi neste cenário que ontem não consegui deixar de sentir orgulho em ser portuguesa e fazer parte de todas estas tradições.
Durante as quase duas horas de concerto viajei a diversos momentos do passado. A primeira grande recordação transporta-me para as noites em Alfama em que, embalada pelo som das guitarras do meu pai e avô, adormecia ao colo da minha mãe. No ar o cheiro a tabaco, a vinho, a chouriço assado e ao perfume forte das fadistas da velha guarda que me beliscavam a bochecha e diziam que eu parecia uma boneca.

Impossível esquecer também as noites de Natal em que os serões terminavam com o meu pai à viola e as tias a tentarem (sem sucesso) dar voz à mais famosa canção portuguesa. Mais recentemente, as noites passadas com amigos na Tasca do Chico, entre imperiais e conversas animadas.
O fado esteve sempre presente na minha vida. Talvez por isso estas palavras estejam tão impregnadas na minha pele: nostalgia, sentimento, saudade, destino. Assim sou eu.

Aqui fica uma das que eu mais gosto e tento (sem sucesso!) cantar no banho.

1 comentário:

Lady C. disse...

Hihihihi!
Na minha familia também é assim Paulinha! O meu pai toca guitarra e canta lindamente, com uma das minhas tias e a minha mãe.
Só mesmo eu é que, tal como tu, tento (sem qualquer margem de sucesso!!!) entoar essa mesma música (a minha favorita) no banho...

Deve ser do 20 de Julho... faz-nos assim! Caranguejas...

:-)