segunda-feira, abril 28, 2008

Sopa da dieta amorosa

Ingredientes:
1 lata de alimentos a evitar
Um pacote de atracção
Sal de inevitabilidade

Receita:
Numa panela cheia de água junta-se sal da inevitabilidade e mexe-se bem. Junta-se o pacote de atracção e esquece-se definitivamente as leis da dieta amorosa.

A atracção é como uma dieta: os alimentos a evitar são aqueles que mais temos vontade de levar para casa. Dou por mim ao longo dos anos em constantes tentativas falhadas de dietas amorosas. Sei precisamente quais são os nutrientes que eu não queria na minha vida, mas é por eles que acabo sempre por ficar balançada.
Os legumes (calmos, ponderados, etc) estariam (e teoricamente estão) no topo de qualquer ementa de uma cozinheira como eu. A evitar: todos os alimentos complicados e imprevisíveis. Mas não será o constante factor surpresa/loucura um tempero deveras tentador? Concluo que sim.
Mais uma vez deixo o sumo natural de lado para beber um tinto que sempre disse que não ia gostar. Troco a fruta pelo doce. Em vez da sopa opto por um belo chouriço assado. Neste universo gastronómico da vida, onde no meio das minhas indecisões consigo ser a cozinheira mais decidida do mundo, sigo o lema que marca o constante novo rumo da minha ementa: “porque não?”.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gosto dessa tua ementa "porque não?"... porque não uma comida mais condimentada para romper com a dieta a que nos obrigamos? Porque não um belo tinto em vez da água que supostamente limpa até a alma? Porque não mais sal, pimenta e demais condimentos para trocar as voltas ao paladar e encontrar no mesmo prato (porque não?) um novo sabor? Porque não virar a ementa da vida do avesso e trocar os pratos habituais pelos que nunca comemos? e porque não ir ao casamento de uma amiga provar a ementa que ela escolheu para nós degustarmos?;-)

Beijos Paulinha
C.

Chef Cosme disse...

Benvinda ao lado "porque não" da vida! ;) Quanto à degustação matrimonial lá estarei. É bom que haja umas belas garrafinhas de Monte Velho e música pimba. Nada melhor que Quim Barreiros para celebrar o amor!

Anónimo disse...

Isso da música pimba não está muito nos meus planos. Que tal um belo DJ com uns sets de guardar memória?

Beijos
C.