quarta-feira, dezembro 10, 2008

Pão para todos os (meus) gostos

Pão. É este o primeiro grande pitéu da minha cozinha semi-remodelada. E porquê? Porque o pão é talvez dos meus alimentos preferidos… e cuja importância sócio-cultural atravessa gerações, desde a santa ceia com o Jesus e os doze amigos (e a namorada).
Começo com um cesto de broa de milho. Pão, bom comó milho… Porque a partir de hoje papos-secos (literalmente) vão ser evitados na minha mesa. Segue-se uma baguete com chouriço, porque só um sabor forte pode ajudar a tirar da boca outro igualmente intenso. Continuo com uma bela açorda, porque é assim que me sinto. Meio desfeita, mas cheia de consistência, como em todas as alturas da vida em que tive de andar para a frente.
Termino com uma GRANDE fatia de pão-de-ló. Recheado com o melhor creme de ovos… cujos efeitos indigestos não me deixam esquecer que o meu coração entrega-se poucas vezes, mas quando o faz não tem medo de arriscar. Mesmo que acabe tal qual torrada queimada.
A fatia de bolo é grande porque me fartei de comer apenas os restos. Porque uma grande cozinheira não deve contentar-se apenas com migalhas de atenção. Mas se algum dia o bolo me chegar novamente, mas inteiro, tenho a certeza que a minha sensatez vai ser maior do que o orgulho. Tal qual pão com manteiga que sou.

3 comentários:

Anónimo disse...

Paulinha da minha Alma isto é o que eu chamo um "pão" de recomeço!!!! Mas devo dizer que te esqueceste de alguns, a meu ver, importantes. Então e o pão de rala minha amiga? Que de tão doce que é até enjoa. Então e o guloso pão de côco? Entupi-me dele no Brasil... Então e a Broa? O que é de nós sem a broa? O pão de Deus, o de leite (que só pode ser da da Linha, de Cascais)? Ó Paulinha da minha alma, então e o pão Judeu que todos o trincamos uma vez na vida?
Tanto esquecimento minha Paulinha...esquecimentos imperdoáveis. Cá para mim, andas tão enjoada de 'pãezinhos sem sal' que precisas é de um bom naco de Pão Tigre para abanar o destino!!!!

Beijos parolos
Cátia

Anónimo disse...

Pois é Paulinha, até para se escolher um bom pão tem que haver alguma ciência. Apesar de ser o nosso "prato" preferido, nem todos valem a pena....e muitos há que até parecem saborosos e com muito bom aspecto, mas depois....puff...ocos por dentro e sem o mínimo sabor. É preciso saber escolher muito bem da montra: entre o pão de Deus (ai Jesus...), o pão de leite (para os mais novos), a baguete e a carcaça....não posso esquecer o sabor daquele pão caseiro, em forno de lenha, rústico, lá da terra das mães e das avós...é o que sabe bem de todas as maneiras e consegue durar mais tempo mantendo o seu sabor tão carcaterístico....dá para uma semana, o que em termos de pães é uma vitória :)!

Beijos em forno de lenha
Rena

Chef Cosme disse...

Ok, posto isto voto inteiramente no tal "pão caseiro, em forno de lenha, rústico, lá da terra das mães e das avós" ;)
A ver vamos... por agora ainda tenho o meu pão de rala a fermentar...