sexta-feira, março 28, 2008

Meditação na panela de pressão

Ingredientes:
1 saca de stress
500g de incensos
meditação qb

Depois de um dia cheio de correrias, telefonemas e muito stress (sim, e continuo de férias), decidi-me a experimentar uma actividade nova: meditação. Ainda envolta na minha panela de pressão diária, lá fui eu deitar-me numa sala cheia de incensos e gente desconhecida. A intenção era descobrir o meu animal interior. Ao som de um tambor lá comecei a abrir a tampa da minha panela de pressão e deixei sair o vapor do stress.
Entrei numa floresta densa e encontrei um lobo. Eu, que nem sequer sou muito chegada a cães, dei por mim a afagar-lhe a cabeça e dar um passeio com ele. Entrei numa gruta, fui dar a um precipício, assustei-me e fugi a correr desenfreadamente, vi um macaco, ouvi o mar... tudo isto em 20 minutos de meditação. Será que meditei? Não sei, mas a minha imaginação deu cartas!
Quanto ao lobo (explicaram-me que este é o animal da minha energia) significa liderança e independência. Pelos vistos sei muito bem o que quero da vida, disse-me o "instrutor". Posso andar em alcateia, mas sou una. E esta, hein?

quarta-feira, março 26, 2008

Reputação da chef

AQUI FICA UM PEDIDO URGENTE:
Alguém que me bata quando eu insistir em fazer figuras tristes quando tiro fotografias. A minha cozinha tem uma reputação a manter... e imagens como estas tiram a seriedade a qualquer chef que se preze!



Suspiros azedos

Sempre tive um problema com excesso de imaginação e as minhas noites são, na sua maioria, passadas numa correria de sonhos tão reais que chego a lembrar-me dos cheiros e das cores quando acordo. Mais uma vez fui enganada pelo meu sono. Um sonho talvez demasiado real. Como suspiros com demasiado açúcar e tanto corante que em vez de cor-de-rosa acabam por ficar vermelhos. Vermelhos como a paixão. Azedos como a saudade.

terça-feira, março 25, 2008

Bifes de leoba com pimenta

Conversa à mesa:
Parolo1 - Epah as mulheres hoje em dia são uma "leobas"!
Parola 2 - O quê? "Leobas"?
Parolo 1 - Sim... estão cada vez mais desinibidas...
Parola 2 - E isso é mau? Desinibidas como? Explica-te lá melhor...
Parolo 1 - Opah estão umas atiradas. Fazem tudo o que lhes apetece. Há comportamentos que nem parecem de uma mulher. Não sei explicar... se calhar estão demasiado independentes.
Parola 2 - E achas isso errado?
Parolo 1 - Às vezes parece que invertemos os papéis, é só isso.

Os homens estão a ficar com medo das mulheres. É uma constatação comum às várias "leobas" que me rodeiam. Ser independente é sinónimo de ameaça. Umas leoas na vida profissional e pelos vistos umas lobas na vida intima. Como diria alguém que também participou nesta conversa, "as mulheres só precisam dos homens para a parte afectiva". E isso assusta-os... é uma pena.

domingo, março 23, 2008

Maçã da Feira Popular

Receita:
Junta-se uma maçã com o caramelo da música mais cantada nos últimos dias. Deixa-se escorrer até ficar bem dociiiiiiiiiiiinha... como a maçã do amor da feira popular.

Maxibon... gelado de duas faces

O mal de parar é finalmente sobrar tempo para pensar. Demais. A minha vida é como um daqueles gelados da Camy, com dois lados diferentes... ambos aliciantes.
A verdade é que adoro o que faço profissionalmente. Por mais que as condições económicas tragam desmotivação, não há nada que pague a satisfação que sinto quando acordo para trabalhar. Este é o lado de gelado de baunilha envolto em chocolate crocante.
Por outro lado há projectos de realização pessoal que ficam empatados... o lado da bolacha de chocolate mole que faz sandwich ao gelado da minha vontade de meter a mochila às costas e embarcar naquilo que sempre foi um dos meus sonhos: voluntariado.
Quando vejo as notícias catastróficas que todos os dias invadem os jornais (e acreditem que tenho mesmo de as ver), há uma vozinha interior que insiste em gritar: Paulinha, está na hora de te dedicares ao mundo. Dou uma lambidela ao gelado dos meus pensamentos e continuo inerte sem me decidir.
A vontade de tirar seis meses para ir algures no mundo ajudar pessoas que precisam (nem que seja com um sorriso) roi-me a barriga. A falta de dinheiro para poder fazê-lo roi-me a carteira. Não quero mudar o mundo (nem mesmo eu acredito nisso, por mais idealista que seja), mas mudar o mundo de alguém isso sei que sou capaz. Não será concerteza agora, mas uma coisa é certa: um dia vou fazer-me à estrada.

quarta-feira, março 19, 2008

Amor agridoce

Hoje é dia do pai. Contra todas as expectativas, acabei por almoçar com o meu. Um piteu feito por mim, claro. Ao fim de tantos anos de incertezas, chegámos ao ponto agridoce da nossa relação. Nada mau, podem acreditar. Existe um amor incondicional e doce, mas ao mesmo tempo um abismo salgado dificil de transpôr. Talvez um dia nos transformemos numa massa uniforme. De bolo, espero eu. Mas por agora já tenho um sorriso... Este agridoce é um grande passo na minha panela.

Tempos de cozedura

Nos últimos três dias dormi sempre entre 12 a 14 horas seguidas... mesmo assim o meu cérebro ainda não está tenro o suficiente. Se eu tinha dúvidas quanto ao meu cansaço, estes recentes tempos de cozedura conseguiram elucidar-me.

terça-feira, março 11, 2008

Conversas na cozinha... em ponto pequeno

Tia Paulinha e Diogo à conversa na cozinha:

Tia - Mas conta-me lá, como se chama a tua namorada?
Diogo - Joana Fonseca.
Tia - Huummm e como é que ela é?
Diogo - Usa óculos… o resto é segredo!
Tia - Muito bem. Então e tu gostas muito dela?
Diogo - (um sim bem acentuado com a cabeça e mãozinhas nos bolsos)
Tia - E o que é vocês fazem? Já andam de mão dada?
Diogo - Claro… e damos beijinhos na boca.
Tia - E ela deixa?
Diogo - Ó tia, ela gosta!

Perante isto o que posso eu dizer? O meu sobrinho de seis anos consegue ter mais certezas sobre a sua vida amorosa do que muitos dos homens que eu conheço. E a namorada dele pelos vistos também. Afinal há esperança no futuro do país. Não estava preparada para isto.

segunda-feira, março 10, 2008

Compensan... geral

Depois de um fds memorável, uma segunda-feira de bradar aos céus. Ao acordar e sentir que a minha cabeça estava à beira de uma descompensação percebi que, por mais que não goste de forçar-me a parar, estava na altura de meter um travão. Párem o carrossel que eu já estou tonta. Chegou o momento de me sentar no banco... por uns dias. Se calhar nos últimos oito meses em que não o fiz devia ter percebido que o cérebro tem limites. O meu acabou de gritar. Zzzzzz

Tajine de amigos

Ingredientes:
Um molho de bons amigos
500g de boa-disposição
Moscatel para temperar

Receita:
Tempera-se o molho de amigos com o Moscatel. Salpica-se com 500g de boa-disposição e deixa-se cozinhar na Tajine durante um fds.

É incrível como um fim-de-semana com amigos nos pode rejuvenescer a alma em turbilhão. É incrível como simples actividades como dar um passeio na serra ou ir molhar os pés à praia em Março nos deixam um sorriso na cara. É também incrível a facilidade com que nos damos a conhecer e partilhamos o que nos vai cá dentro com pessoas que conhecemos há pouco tempo... mas que parece que sempre estiveram presentes na nossa vida. É incrível como fico sempre com saudades depois de um fds bem-passado... ao som da guitarra e regado com Moscatel. Mais incrível é a quantidade de comida que meia-dúzia de gatos pingados conseguem comer em dois dias. Já passaram 24h mas se tossir juro que corro o risco de me saltar da boca uma posta de corvina. É o que dá ser portuguesa de gema.

sábado, março 08, 2008

A alegria do vinho verde

Que posso dizer? Bryan Adams está igual a si mesmo. Durante uma hora cantou o que nós, fãs, quisémos. Como ele diria numa música que tanto gosto, foi uma "night to remember. Podia ve-lo mil vezes ao vivo que não me cansava. É como o vinho verde: posso ficar meio bebeda, mas não lhe resisto. Ontem foi assim:

sexta-feira, março 07, 2008

Algodão doce... para mim

Bryan Adams vai estar esta tarde no Maxime, para um concerto intismista. Eu vou lá estar , é claro. Vai ser a nona vez que o vejo ao vivo... mas tenho a certeza que mais uma vez me vou surpreender. Na minha cara vai estar um sorriso. Tal qual quando era pequena e me compravam algodão doce.

quinta-feira, março 06, 2008

Na fila do supermercado

Porque para se cozinhar é inevitável passar primeiro pela fila do supermercado. E esperar... que o mundo mude. Aqui fica um suspiro (cansado) de espera.

quarta-feira, março 05, 2008

Saltos altos com malaguetas

Sempre gostei de usar saltos altos. E afinal há um motivo válido para este esforço. É verdade que nem sempre dão jeito (quem já tentou correr para um autocarro a usar saltos sabe do que falo), consegue ser cansativo (ao fim de umas horas pode dar cabo das pernas de qualquer uma) e não são muito confortáveis (comparados com uns belos ténis, estes sapatos são um objecto de tortura). Mas pronto, são bonitos e dão-nos uma certa elegância.
Agora aqui vem a boa parte: um estudo divulgado na revista inglesa European Urology revela que "usar saltos altos pode facilitar o orgasmo". E mais nada! Ou pensavam que as mulheres eram apenas masoquistas?!

terça-feira, março 04, 2008

Crepes com amor e canela

Ingredientes:
500g de Paris
1 pau de canela
amor para polvilhar

Receita:
"O amor existe". Foi sob a influência desta afirmação nocturna (proferida num carro parado à porta de minha casa) que há uns dias embarquei para uma visita rápida a Paris.
Uma viagem de trabalho, com influências de pau de canela e polvilhada com amor em pó. Todo o cenário foi perfeito para um crepe doce. Aliás, se nos filmes Paris é vista como a cidade do romance, na prática a realidade parisiense não difere muito. Mas as regras da boa cozinha obrigaram-me a lavar as mãos de qualquer crepe acidental. Como diria alguém no meu regresso, "foste a Paris, viste a Torre Eiffel, mas não visitaste. És uma totó!".
Pois é, fiquei-me pelo Arco do Triunfo, por um crepe agridoce de despedida e por uma promessa de um manjerico em Junho.