sexta-feira, março 05, 2010

Tempero recuperado

"There is nothing like returning to a place that remains unchanged to find the ways in which you yourself have altered" (by Nelson Mandela)

Tenho a sorte de ter sempre onde recuperar o tempero. Onde me perco e encontro. Onde volto sempre para depois partir, sem nunca chegar a ir embora. Não me falha o sorriso sincero. O olhar duro quando sei que optei por abusos gastronómicos. As palavras... as eternas palavras que voam entre sonhos e angústias, partilhadas tantas vezes em sussurros ou gargalhadas estridentes. Às vezes, no silêncio.
Há um refúgio em forma de galheteiro (que se multiplica em vários) onde posso voltar vezes sem conta e restabelecer os sabores em falta no meu menu. Onde descubro o que mudou em mim. E o que nunca há-de mudar. Tenho sorte pelo abraço. Mesmo eternamente tão diferentes na nossa essência, ele é dado com sentimento igual. O da amizade genuina. Tenho sorte, tenho mesmo.

2 comentários:

José Pimentel disse...

Entre uma partida e uma chegada há sempre algo que muda em nós. E a vida é feita de partidas e chegadas.
Mas por muito ou pouco que mudemos é sempre reconfortante regressar ás nossas referências, pois sem elas não conseguiríamos ver o que mudamos.
É fantástico como a tua cozinha, que é nova para mim, se vai tornando um sítio onde é bom chegar.

Chef Cosme disse...

Por falar em partidas e chegadas, deixo-te um dos vídeos que gosto de rever de vez em quando: http://www.youtube.com/watch?v=PMScPVO4rLw

Por aqui cozinha-se com amor, mesmo quando não se quer. E é por isso que não há sabores a despedidas para quem parte. No coração, estarão sempre cá. Já quem chega, tem direito a um sorriso. Cada vez que chegares receberás um :)