quarta-feira, abril 01, 2009

Naco... bem passado!

Tenho uma amiga que podia ser simplesmente apelidada de Naco. Em todos os sentidos. Na pedra ou na tábua, é um naco (por vezes bem passado!) de força, resistência e sensibilidade. Escusado será dizer que gosto muito dela. Tenho a maior das admirações gastronómicas (as regueifas obtidas em conjunto poderiam dizer muito sobre isto).
Mas a Naco tem por hábito carregar as dores do mundo. Ou seja, nunca diz que não aos acompanhamentos: atura batatas fritas oleosas, pãezinhos sem sal, carcaças velhas com mau feitio, pepinos duvidosos e até mesmo o cabrão dum porco preto que mais uma vez hoje teimou em não sair da sua travessa.
Resumindo: a Naco a vida feita em ovos mexidos. E ninguém parece perceber que também ela tem direito a ir-se abaixo. Com espaço para isso e uma bela dose de mimos extra. Hoje dizia-me: “quero ser destituída do cargo de anjo da guarda”. Em outras palavras: não me fodam o juízo com palermices. Subscrevo por baixo.
Numa cozinha (para tantos desconhecida) onde falha o apoio familiar em época de crise, não há espaço para cruzar os braços. E por isso lhe digo o que repito a mim mesma tantas vezes. “O mundo é redondo e está sempre a girar: umas vezes estamos por baixo, outras por cima”. Depois da tanta azia, há-de chegar um repasto de alegria salteada onde a Naco vai ser a febra mais feliz de qualquer churrasco! E eu cá estarei para ver, tenho a certeza.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda hoje disse o mesmo à tua amiga Naco(que por acaso também é minha, com muita honra)! Se hé pessoa que merece e terá, sem duvida o melhor da vida é ela. Porque por vezes a vida mostra-nos muitos caminhos tortos até nos desvendar uma estradinha direita, bela, serena e tranquila... como merecem todo os grandes guerreiros como a nossa Naco.

Beijo no vosso coração
C.

Anónimo disse...

O Naco pode ser um bom prato, mas tem que ser bem acompanhado...
Acompanha com umas BATATINHAS MALTESAS apimentadas, que vão bem com tudo e que sabem sempre a pouco.
Acompanha com uma salada de ALFACE refrescante que corta os sabores MAIS condimentados tornando-os MENOS, MENOS indigestos se consumidos em excesso.
Podemos juntar uns quantos Pepinos e Tomates, que sempre dão sabor e graça a qualquer mesa. Como sobremesa, uma musse de chocolate MULATA, clarinha e muito doce. E no final da refeição, uma aMARGUINHA, como digestivo.
Temos uma refeição verdadeiramente gourmet pela qualidade dos ingredientes que a compõem. Apenas digna de comensais AUDAZES e saida de uma cozinha gerida por uma LADY Cook de excelência.

Dá Deus nozes a quem não tem dentes para as comer ;)

Naco, por vezes bem passado