quarta-feira, janeiro 23, 2008

Uma questão de tomates

Ingredientes
Variedade de tomates

Na vida, tal como a cozinhar, nem sempre usamos os mesmos tomates. Há alturas em que têm de ser grandes, outras em que os mais pequenos podem ser uma mais-valia. Quando me lançam um desafio profissional agarro no meu par de tomates grandes, daqueles bem rijos óptimos para salada, e atiro-me de cabeça pronta para levar todas as sapatadas e mais algumas. Já nas relações amorosas, não consigo mais do que uns tomates daqueles bem moles que só servem para fazer um refogado. Se bem que nos últimos tempos não passo de um mero pacote de polpa, daquela de linha branca.
No dia-a-dia, com o meu ar low-profile, ando munida de uns tomatinhos cherry, pequeninos, mas rijos… E caso alguém se meta com algumas das pessoas de quem gosto, estes tomates transformam-se em dois belos exemplares daqueles com rama e tudo e saem disparados prontos a enfrentar o mundo.
Se eu fosse um tomate, seria um daqueles “chucha”. Meio achatado, nem rijo nem mole, maravilhoso quando cortado aos pedacinhos e temperado com muitos orégãos, azeite e bom-humor. Sejam eles com rama, rijos, moles, cherry ou chucha, o importante é termos um par deles. Nem que seja para dar um bocadinho de cor à vida. Porque no fundo, é tudo uma questão de tomates.

4 comentários:

Anónimo disse...

E é mesmo minha Paulinha! Nunca como hoje compreendi a importância de "tê-los no sítio" e nunca como hoje percebi que há tão pouca gente a ter essa virtude! Eu também tenho tomates. Tenho, às vezes por mim e pelos que me rodeiam e não os têm. Tenho tomates assim como os teus: às vezes mais moles, outras dos rijos, outras ainda tímidos e chiques cherry. Mas na essencia tenho tomates. E tenho tido tantos nos ultimos tempos, por vezes muito mais que a minha parca estrutura comporta, que a minha horta de momento já pedia outros cultivos. A minha terra quer um pouco de Paz e mais tranquilidade e trocaria parte dos tomates que me obrigam a ter por uma sorridente alface. Uma alface das que se abrem ao mundo com a inocência das novas descobertas. Uma alface feliz!

:-)
Beijos
C.

Chef Cosme disse...

Mesmo quando rica em tomates, não há nada como a companhia e ajuda da restante horta. Venham daí todos os pepinos, pimentos, cenouras e milho para ajudar a refazer a tua salada ;)

Anónimo disse...

Aahahahhahah... anda fresca a minha amiga, anda!!!! Não gosto de milho nem de pimentos... ;-) Mas na minha salada não dispenso a cenourinha (ralada, regra geral) o queijito e o pepino!

:-)

Chef Cosme disse...

Nem sabes o que perdes... o milho (do booooooom, é claro) tem poderes rejuvenescedores ;) Quanto ao pimento, se for dos padron escuso de me alongar em explicações: unos pican otros non!