domingo, outubro 14, 2007

Euros de caramelo

Ingredientes:
- 500g de açúcar
- lume alto
- 0 euros na conta

Receita:
Leva-se uma conta bancária medíocre numa panela em lume brando durante anos a fio. Junta-se o açúcar e vai-se mexendo na esperança que nasça um caramelo.

Explicações:
Costuma-se dizer que o dinheiro não traz felicidade. Acho que, em parte, estão redondamente enganados. Ao fim de alguns anos às voltas no mercado de trabalho, com trocas de carreira e um recomeço atribuladamente sortudo, já chateia continuar a contar os trocos. Eu até sou uma daquelas caranguejas incuráveis para quem o "amor e uma cabana" poderiam ser lema de vida. No entanto, o meu ascendente em capricórnio começa a falar mais alto e repete todos os dias: "Maria, estás a afogar-te em dívidas".

Há coisas que me chateiam todos os meses. Por exemplo, em vez de comprar um champô de três euros da Panténe tenho de comprar o de 1,50 marca Carrefour. Se os amigos combinam uma jantarada sou a primeira a dizer: "Mas tem de ser num sítio barato". Se planeio fazer uma viagem de férias (a baixo-custo, acreditem! Até em sofás durmo) o cenário pós-diversão já sei qual é: conta negativa durante uns tempos e eu com a corda ao pescoço. Resumindo, tal com o açúcar precisa de um lume minimamente alto para se transformar num caramelo sólido e saboroso, também eu preciso de uma conta bancária minimamente alta (e atenção, não peço muito) para começar a solidificar a minha vida.

Irrita-me este sistema português onde quem mais dá o litro, mais anos demora a ser recompensado. A recompensa, diga-se, é um ordenado digno desse nome. Não ambiciono ter um BMW, nem roupas de marca. Mas ter impostos pagos a tempo e direito a um seguro de saúde já me parecia simpático. Não há esperança para esta minha geração que continua a ser explorada até ao tutano. Mesmo assim, o entusiamo que me rege não me permite baixar os braços e desanimar. Quanto mais a minha conta fica negativa mais eu trabalho e gosto do que faço. Serei eu burra?

4 comentários:

Anónimo disse...

Não...nada burra mesmo!

Mas o dinheiro também não conta assim tanto, no final de contas o saldo é positivo. Tendo dormido em tendas de campismo ou sofás com molas partidas, o que interessa é que sempre se acabou por viajar e leva-se a barriguinha cheia de caramelos de boa disposição(muito mais em conta a longo prazo para a nossa saúde mental!) :)

Empática A.

Chef Cosme disse...

Os caramelos da boa disposição têm-me confortado a barriguinha desde que voltei, é verdade.

Mas devo-lhe dizer que nem um pacote inteiro acalma a azia que me dá cada vez que olho para o sinal "-" na minha conta bancária.

Por acaso não terá por aí umas gomas anti-azedume pra troca? ;)

Anónimo disse...

Minha querida, as melhores gomas anti-azedume são:
- fotos, fotos e fotos das viagens
- reler os diários que (presumo!) que tenha feito
- fechar os olhos e voltar a percorrer todos os locais maravilhosos...


que tal?
A.

Chef Cosme disse...

Amanhã quando tiver de pagar a conta astronómica da electricidade vou tentar pensar em si, prometo!

Por hoje acho que vou tentar esquecer os euros a menos e fazer um serão a rever os diários que escrevi mentalmente naquelas semanas. Não há dinheiro que pague uma boa recordação, lá nisso tem toda a razão. Nada melhor que uma bela 'pasta' para avivar a memória da cozinheira :)