quarta-feira, outubro 10, 2007

A pizza da revelação

Ingredientes:
1 pizza
1 mulher

Receita-se:
Num jogo de paciência e imaginação, compara-se um jantar à base de pizza com a vida de uma mulher. As parecenças são mais do que se pode imaginar.

Explicações:
Esta foto transmite muito de mim. Observemos bem:

- A garra com que mordo esta garfada de pizza é a garra com que devoro a vida diariamente.

- A delicadeza com que saboreei cada pedaço daquele pitéu é a delicadeza com que saboreio as pequenas alegrias do meu dia-a-dia.

- A paciência com aguardei por aquele prato num restaurante de Padova, é a paciência com que aguardo diariamente por melhoras na minha vida profissional.

- A resignação quando chegou ao fim aquela maravilhosa pizza é a mesma resignação que sinto por aquilo que um dia provei ao de leve e que neste momento não posso ter.

- A satisfação de ter comido a melhor pizza de sempre equipara-se à satisfação que sinto por saber que tenho os melhores amigos do mundo.

- A forma como fechei os olhos para não esquecer aquele momento é a mesma com que fecho os olhos todas as noites e agradeço a vida que tenho.

11 comentários:

Lady C. disse...

O formato redondo daquela Pizza é o mesmo que a Vida onde, por vezes, caminhamos, caminhamos, caminhamos para afinal percebermos que regressámos à "casa de partida"!!! ;-)

A vida é redonda! Não vale a pena fugir, nem correr... vale a pena saborear!

Bj

Chef Cosme disse...

A tua resposta fez-me imediatamente lembrar uma música do Bryan Adams que eu adoro. Chama-se "Right back where I started from". É qualquer coisa assim:

"You don't know what you got until you lose it
And I can testify that that's the truth
I had it all and didn't know how to use it
I was so stupid, it was right before my eyes
I've been looking all my life
Waiting for the perfect time
Never knew that I would find it
Right back where I started from"

Adequado, nao achas?

Lady C. disse...

PERFEITINHO! Perfeito, mesmoooo perfeito, mas mesmo mesmo mesmo perfeito é a letra dessa musiquinha do teu Bryan!!! ;-)

carolina disse...

Olá Paulinha!

Já te vim visitar na blogoesfera;) está muito gira a ideia do blogue:P

bjs,
carolina reis

Anónimo disse...

Ola!
No outro dia dei por mim a pensar nesta delícia de blog e entretanto acendeu-se a típica lâmpada por cima da minha cabeça...

Não tem necessariamente a ver com este post, mas com a Culinária da Vida no geral... Quando vais a um qualquer restaurante abordam-te da mesma forma: "ah e tal, hoje os pratos do dia são X e Y e Z.. Também temos os outros do cardápio, mas estes estão mesmo a sair..."
Nas outras esferas da vida, também tudo acaba por ser assim... Às vezes nem te apetece comer as febras grelhadas, mas como não tens paciencia para esperar pelo arroz de marisco, vá...avançam as febras...

Estou a fazer sentido?
A culinária que nos rege é uma questão de disponibilidade...

Idiota A.

Lady C. disse...

Idiota A. :-) Você é só ideias!!!
Deliciosa essa comparação com o consumo do que já está "pronto a comer".

Chef Cosme disse...

Cara A., de idiota você não tem nada, devo-lhe dizer!

Foram precisamente essas semelhanças que me fizeram escrever o blogue desta forma. O nosso dia-a-dia consegue ser uma verdadeira receita, repleta de ingredientes e condimentos. A panela onde se cozinha faz toda a diferença, tal como o tempo que se demora a cozinhar. Assim é a nossa vida...

Quanto à sua metáfora, devo confessar que o meu problema (ou não!) tem sido muitas vezes decidir esperar pelo arroz de marisco em vez de comer uma lasanha congelada. Mas como apreciadora de boa comida não seria possível fazê-lo de outra forma.

A paciência com que deixo correr o dia-a-dia é mesma com que às 10 da noite sou capaz de chegar a casa e preparar um daqueles assados que demoram mais de uma hora no forno. Tudo porque no fim sei que, na boca (e no coração), me vai saber muito melhor ;)

Chef Cosme disse...

Carolina bem-vinda à minha chafarica! Espero que te divirtas a saborear os pitéus do dia ;)

Anónimo disse...

Acho que hoje vou comer uma bela alheira de mirandela...

Bem sei que não é nenhum arroz de marisco, mas está a apetecer-me... :P


In the mood for food A.

Chef Cosme disse...

É você e eu! Tou com uma gula de stress que só me apetece enfardar!

Vou fazer os possíveis para que o meu jantar seja um belo bife cheio de molho e batatas fritas, pão quentinho com uns bons patés, no fim, um belo de um bolo com cobertura de chocolate, chantilly ou qualquer coisa do género. Já agora, o café pode ser acompanhado por um licor beirão... amanhã volto à dieta!

Anónimo disse...

Pois...hoje o almoço é carne grelhada com repolho e nabo cozido...

A noite de ontem foi gulosa!
A.