sexta-feira, outubro 26, 2007

O prego da reconciliação

Ingredientes:
1 noite de gala
200g de bife do lombo
Mostarda de reconciliação qb

Receita:
A uma noite de gala juntam-se dois estranhos que se deviam conhecer muito bem. adiciona-se um bom bife do lombo e rega-se com mostarda de reconciliação.

Explicações:
Sempre tive dificuldades em perdoar. Mas a vida surpreende-nos. “O perdão é essencial se queremos viver em paz”, disseram-me há uns tempos. Ontem percebi finalmente quão verdadeira esta afirmação é.

Durante muitos anos vivi com o rancor a remoer cá dentro. Quase como uma malagueta que me sufocava mas que eu recusava em tirar da boca. Preferia trincá-la, esmigalhá-la - em sinal de vingança - mesmo quando a língua me ardia com vontade de dizer “chega”.

O passado nunca vai mudar, por mais voltas que se dê. Mas o futuro está nas nossas mãos. Ontem à noite, ao som de uma magnífica orquestra no Teatro São Carlos, olhei para Ele como se fosse a primeira vez. Baixei finalmente as defesas. Dei por mim a gracejar com cumplicidade, a acompanhá-Lo como se sempre o tivesse feito. Entre alguns copos de champanhe, dei conta do seu sorriso orgulhoso por me ter ao seu lado. “Estás a gostar?” Perguntou-me baixinho. “Estou a adorar”, respondi piscando o olho.

Este simples diálogo, com um sorriso mútuo estampado nas nossas caras tão iguais, foi o início do fim da guerra. Circulámos entre os convidados como dois anfitriões. Acabámos a noite no Faia, a casa de todas as tradições da minha família. Em frente a um prego do lombo senti que o gelo finalmente se quebrara. Conversámos sobre viagens e trabalho, talvez os temas que mais nos unem.
Ao fim de doze anos voltei a sentir-me a “sua menina”. E soube-me muito bem.

Sem comentários: