quinta-feira, outubro 11, 2007

Os bombons da coragem

Ingredientes:
1 caixa de bombons
500g de coragem

Receita:
Passaram uns largos meses desde que decidiste ir embora. Recebi a notícia com aquela dignidade que me é característica. Não te despediste, isso não te perdoo. No momento em que desliguei o telefone senti que a injustiça do mundo caía nos meus ombros. Não era suposto teres desistido.
Ao longo destes meses foram muitas as vezes que chorei. Sozinha, claro. Como sabes não gosto que os outros me vejam chorar. Mesmo no dia em que foste embora sem olhar para trás, as minhas lágrimas correram às escondidas. A minha missão, como sempre, era deixar que todos pensassem que eu sou a muralha da China.

Tenho pensado ir visitar-te. Sei que já o devia ter feito, desculpa. Mas escondo-me na banal desculpa: não tenho tempo. A verdade é que sou uma cobarde. Não tenho coragem. Não quero admitir a mim mesma que não te vou voltar ouvir a rir.
Arrependo-me de todos os conselhos que nunca te cheguei a dar. De todas a vezes que pensei: tenho de adicionar o miudo no msn para pôr a conversa em dia. Nunca o cheguei a fazer. Arrependo-me de todas as vezes que tive vontade de te dizer que me orgulhava da força com que sugavas a vida. Também acho que nunca o fiz.
Decidi escrever sobre bombons porque sei que os adoras. Lembras-te do natal em que te apanhei atrás da árvore a devorar uma caixa de enfiada? Não devias, eras alérgico e a tua mãe ia-te matando. Mas é assim que te quero recordar para sempre. Um menino, todo lambuzado, com os olhos a brilhar de felicidade por comer um chocolate.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sei de quem falas... sei que choraste, ao telefone, naquele dia em que me deste a notícia. Não tenhas medo de inundar os amigos com as tuas lágrimas (estamos cá para isso!). E não lamentes o que não fizeste, mas congratula-te por todas as memórias que guardas de quem nunca te chegaste a despedir... terás mais chances de o fazer, um dia, quem sabe... aqui, ou em qualquer outro lugar.

Beijos, "pits"

C.P.