sexta-feira, novembro 16, 2007

O meu cozido à portuguesa

Ingredientes:
Toneladas de pormenores
1 Mulher muito portuguesa

Receita:
Põe-se a mulher muito portuguesa dentro de uma panela alta e juntam-se as toneladas de pormenores demasiado tugas. Serve-se numa travessa de barro.

Explicações:
Sou tão portuguesa que até irrita. Consigo juntar em mim todas as couves, enchidos e partes menos apetitosas do porco. Sou o que se pode chamar um verdadeiro cozido à portuguesa.
Canto fado (na banheira, reforço) com toda a alma, bebo moscatel e licor beirão como quem sorve o néctar dos deuses, adoro todas as comidas pesadas que vão da feijoada às belas das favas. Gosto de ir à praça de manhã e regatear o preço com as peixeiras, vocifero no trânsito para descarregar o stress, acelero que nem uma louca só pelo prazer da condução.

Raramente faço queixas para não levantar ondas, gosto de juntar a família no almoço de domingo (cada vez mais difícil), vibro com os santos populares e adoro ficar com o cheiro da sardinha entranhado na roupa. Gosto de dizer palavrões e de rir bem alto. Fazer jantaradas até às tantas, com o inevitável petisco sempre presente. E o mar, o mar… era incapaz de viver num país sem mar. Sou supersticiosa. Continuo a gostar dos beijinhos de boa noite tão lusitanos. Emociono-me com facilidade, sou nostálgica. Adoro ver as fotografias de momentos felizes e, claro, sinto saudade. Essa palavra tão portuguesa.
Só não gosto de ir à missa. Desculpem lá este pormenor.

5 comentários:

Lady C. disse...

Bebes moscatel e licor beirão e consegues ter na mesma mesa, ao mesmo tempo, a mão direita num copo de tinto e a esquerda num copo de branco. Bebes à vez e pelo meio fazes uma pausa "para não misturar sabores". De lá sais com as amigas para um pãozinho com chouriço e gargalhadas à fartazana na Merendeira!!! Haja espirito feminino! Venham as noitadas e as provas de vinho entre gajas ...
;-)

Chef Cosme disse...

Psssiiiiiiuuuttt! Essa parte de ter um copo e cada mão não era para contar! Tenho uma reputação a manter e os meus inúmeros leitores não podem saber do meu passado nos AA! Foi lá que nos conhecemos, lembras-te? :p

Lady C. disse...

Lembro Paulinha... como poderia esquecer. Tu foste pela mão do tinto e eu "desgracei-me" com o Moet (numa flute e com morangos)!!! Eu me confesso! ;-)

Anónimo disse...

Boa! pois diz que bebe licor Beirão, eu bem vi... 2 copos de vinho, bem lembrado Lady C... o que vale é que ela agora só bebe socialmente.

MG

Chef Cosme disse...

Tu tá caladinha que desde que provaste o fragolini não queres outra coisa! Eu bem te vi a cantar o fado pelas ruas de Padova e a caires ao rio de tão bebeda que estavas! E depois eu é que dou na vinhaça... eheheh