domingo, novembro 25, 2007

Do cabaret para os doces conventuais

Ingredientes:
1 coro de gospel
kgs vitalidade extra

Receita:
Bate-se o coro de gospel durante duas horas, com muitos kg de vitalidade. Serve-se em tacinhas, onde cada um acredita no que quer.

Explicações:
Se houve filme cuja gravação em VHS muitas vezes rodou no meu velhinho vídeo foi o "Do Cabaret para o Convento". Durante uns bons anos cantva o "Oh Happy Day" desalmadamente e imaginava-me num daqueles coros, com uma batina, a bater palmas e a dizer "Aleluuuuuuuia". Uma contradição, uma vez que a minha veia religiosa é inexistente.
Ontem tive a oportunidade de assistir pela primeira vez a um concerto de gospel. Até os meus tornozelos ficaram arrepiados. A energia, a alegria, a vitalidade que emanava aquele grupo de pessoal português, à partida tão parecido comigo, fez-me vibrar. Durante cerca de duas horas deixei-me levar pela palavra do "Senhor", cantada. Embora sejam letras quase sempre com carácter religioso, a verdade é que podemos adaptá-las a qualquer que seja a nossa ideologia. "Him" ou "The Lord", na minha cabeça transformou-se em tudo menos em Deus. Não poderá ser este senhor simplesmente um reflexo da nossa força de vontade? Da nossa capacidade de acreditarmos em nós mesmos?
Culinariamente falando, ouvir este coro foi equivalente a comer uma bela doçaria conventual. Daquelas que nos deixam satisfeitos até à alma.
Aqui fica uma das interpretações do Faith Gospel Choir:

1 comentário:

Anónimo disse...

Minha cara pita, adorei o teu texto. Sim eu estava lá e presenciei um dos momentos mais excitantes da música Gospel. Foi um verdadeiro Happy Day!
Espero que eles continuem a cantar porque eu estarei lá para assisitir.
Beijokas
MG