segunda-feira, novembro 19, 2007

Tomates bravos


Ingredientes:
vários kg de homens italianos
500g de lata
tomates bravos qb

Receita:
Misturam-se os homens italianos num tacho com as 500g de lata. Juntam-se uns tomates bem bravos e mexe-se em espiral, com toda a pinta do mundo

Explicações:
"Somos bravos como leões. Preferimos tentar e ouvir um não, do que ficar a pensar como teria sido". A lógica dos homens italianos (esta frase foi-me dita por um) foi um dos pormenores que muito me agradou na minha passagem pelo norte de Itália. Têm lata, é verdade. Gostam de se arranjar, é verdade também. São chatos... às vezes, mas ao menos demonstram ter atitude. Em português: tomates.
"Sempre gostei deles atrevidos", dizia-me há uns tempos uma amiga. Devo concordar. Na verdade, a maioria das mulheres continua a gostar de ser cortejada, de ouvir piropos e sentir luta no jogo do "vai-nao-vai". Ser atrevido não significa ser ordinário e isso os italianos sabem bem. Para eles não há a nova mania do "as mulheres é que têm de dar o primeiro passo": gostam de conquistar e tiram um enorme prazer dessa faceta. Como eles próprios diriam, uns verdadeiros leões.
Posto isto, resta-me uma pergunta repetida à exaustão por tantas bocas próximas de mim: que é feito dos tomates bravos portugueses?

18 comentários:

Lady C. disse...

Foram extintos! Agora tudo que é legume vem de Espanha... ainda não reparaste? Paulinha, tu não fazes compras lá para casa?!?!

Anónimo disse...

Essa é a pergunta que qualquer mulher que vive nesse país faz: "Onde andam os homens com tomates?". Não há xx para esta falta de coragem! Parecem que querem mas depois já não querem, realmente não há paciência.
A minha pouca experiência no universo italiano, mostrou-me que aquilo sim é que são verdadeiros Homens com os ditos, eles olham escancaradamente, como se nos tiverssem a despir, dizem coisas que penetram nos nossos ouvidos como se nos quisessem deixar completamente enlouquecidas!
Isso é o que nós precisamos! Deixem de tretas e avancem rapazes!

MG

Chef Cosme disse...

Looooool Curiosamente sabes o que outro italiano também me disse? Sobre as mulheres portuguesas: "são muito bonitas, mas muito difíceis". E esta, hein? Venham daí guerreiros dispostos a enfrentar esta luta que até aos italianos (bravos como leões) faz confusao.

pertinaz disse...

Ao fazer um sobrevoo sobre os arquivos, dei com esta preciosidade...

Cara Paulinha, tenho uma parca experiência em italianos (e afins...), mas olhe que muito do que se diz não passam de mitos.

Até as italianas têm sido para mim uma decepção (excepto as que aterram em Cabo Verde dispostas a tudo - literalmente).

Curiosamente, estou de acordo com o que outro italiano lhe disse...safa! Até faz confusão...!

Chef Cosme disse...

Pertinaz, você continua a sair-me uma bela surpresa... Ja nem eu me lembrava destas divações escritas em 2007!
Os anos passam e as coisas continuam iguais. Há quem precise duma dose extra de tomates... e há quem já os tenhas transformado em ketchup. Sejam cherry ou de rama, continuo a achar que são uma virtude...
Quanto às mulheres portuguesas, não são esse bicho papão que se apregoa por aí! ;)

pertinaz disse...

Ai, ai... espero que esse "tenhas" tenha sido um mero "lapsus liguae"...

Chef Cosme disse...

Sem querer, sem querer... será que me fugiu a boca para a verdade? :p

pertinaz disse...

Esta ignóbil suspeição merecia um desafio para um duelo...
Como não sei como o fazer, está nas suas "mãos"...:):):)

Chef Cosme disse...

Um duelo de colheres de pau ao pôr do sol?!

pertinaz disse...

Deal!
Time&place?

Chef Cosme disse...

Caro Pertinaz, para quem desdenha tanto dos comparsas italianos, afinal lata também não lhe falta, hein? :p

pertinaz disse...

É para que sinta "na carne" a injustiça do que escreveu ☺.

Afinal "...que é feito dos tomates bravos portugueses?" ou seria "...que é feito dos bravos tomates portugueses?"

Mas olhe que não desdenho os italianos, simplesmente não têm o mesmo fair-play.

Quanto à lata, faço o possível por estar à altura: quem semeia ventos, colhe tempestades - eh, eh.

A BOLA ESTÁ DO SEU LADO!

Chef Cosme disse...

Sempre gostei de tomates bravos... se bem que tomatadas andam a ser evitadas! Quem anda à chuva, molha-se, quem brinca com o fogo, queima-se... Já falámos disto noutra receita.

Contudo, você saiu-me mais pertinaz do que eu julgava (tiro-lhe o chapéu). Esclareça-me lá: A que se deve esta curiosidade pelos meus tachos? A bola de queijo limiano anda aqui a saltitar nas minhas mãos... indecisa.

pertinaz disse...

Humm...

Esse "tiro-lhe o chapéu" é algo que qualquer banal "tomate", como eu, gosta de ouvir - será elogio?

Quanto à minha curiosidade...há razões que a razão desconhece...eu próprio me interrogo...mas não me parece que pela escrita lá vamos...

Agora estou perplexo: queijo limiano? Estamos a falar de culinária, de uma arma de arremesso ou do equivalente a uma bola de cristal culinária?

Está indecisa e...?

Chef Cosme disse...

Costuma-se dizer que a curiosidade matou o gato... mas sendo, no meu caso, um defeito de profissão, não o posso censurar.
Diz-me o meu queijo limiano de cristal que você é (potencialmente)um prato.
Se a sopa de letras não lhe chega, venha daí um pastel de Belém. A abre-se uma excepção nunca vista na cozinha.

pertinaz disse...

As excepções devem confirmar a regra, o que é sempre bom (penso eu...)- estamos empatados quanto a excepções.

Passando à prática, um pastel parece-me bem e 2 hipóteses se põem: hoje ou amanhã (fim-de-semana estou fora).

Quanto a horários: hoje 19h30, amanhã logo se vê.

Lamento o rigor, mas também eu tenho os meus defeitos...profissionais.

Chef Cosme disse...

Mande-me lá o seu email.
Os segredos da cozinheira, devem ficar fora da clientela em geral.

pertinaz disse...

Não o consegue através do jornal?
Coloquei um email visível para contacto.

Também eu preferia não ter outro tipo de clientela...

Se não conseguir, vai mesmo por esta via.