domingo, novembro 18, 2007

Salteado de 8 restaurantes que me marcaram

Ingredientes:
500g de bons momentos
8 restaurantes
recordações para saltear

Receita:
Dos oito restaurantes retiram-se 500g de bons momentos. Salteia-se com recordações.

Explicações:
Cheguei a esta conclusão: grande parte dos momentos da minha vida que mais histórias deixaram para contar foram passados à mesa. Aqui fica o ranking dos oito restaurantes que mais marcaram a minha vida:

- "Bonjardim" - Ali mesmo ao lado do Coliseu, era um ritual sagrado dos domingos com os avós. O momento mais aguardado era o magnifico gelado de 3 bolas, chantily e groselha com que me batia a cada ida lá.
- "Forno" (salvo erro!) - Quem não se lembra dos jantares de turma na Feira Popular? Com 9/10 anos era uma festa! Uma coca-cola era o suficiente para ficarmos bebedos de alegria. Que saudades!
- "Dona Fátima" (não me recordo do nome real) - Tantos momentos... A primeira piela da minha vida, tinha eu 15 anitos (bastaram 3 copos de vinho branco, uma miséria). Discussões, alegrias, pancadaria, arrufos de namorados, sessões de estudo, confissões... tudo se passou naquele cafezinho durante três anos da minha vida, com o ombro amigo das nossas queridas Fátima e Luzia!
- "Modesto" - Caso para dizer: já fui muito feliz em Sesimbra. Se o choco frito, o vinho à pressão e a tarte de requeijão pudessem falar teriam muuuuuuitas histórias para contar. Local de culto com os meus melhores amigos e não só. Quando é que lá voltamos?
- "Afrodite" - Restaurante afrodisíaco ali pros lados da Expo. Acho que não é preciso contar os pormenores.
- "O Farol" - Os anos passam e é pela mão do meu adorado padrinho que lá continuo a ir para comer as ameijoas. Grandes reuniões de família, muitas mariscadas, belas conversas. Quando tiver filhos de certeza que os vou lá levar também.
- "Povoense" (mais conhecido por Tirinhas) - Talvez as maiores barrigadas da minha existência. Comer até cair pro lado. Um aniversário de bradar aos céus que acabou com o pessoal a chupar gasolina de um carro, com uma mangueira. Muitas horas de espera para ter mesa. Mas sempre momentos compensadores. Sai uma dose de tiras e salsichas na brasa!
- "Pedro Pescador" (também não me lembro do nome real) - Ir a Setúbal comer peixe grelhado é outro ritual que não consigo quebrar. E o Pedro tem o melhor pregado do mundo. A prova de como uma tasca consegue dar aos clientes o verdadeiro manjar dos deuses.
Se precisarem de moradas estou disponível! :)

2 comentários:

Lady C. disse...

Já fui muuuuiiiittttooooo feliz no "Di Vinno", na Invicta, e no "Espaço Massarelos" (tb lá) e no "D. Tonho". E também já fui muito feliz no "Chez Degroute" ali para os lados do Chiado e no "STATUS", lá na Expo, onde o Sr. Edgar me serve sempre aqueles cogumelos recheados e a sangria de champagne... Já fui mesmo muito feliz no "STATUS". Tenho a melhor das memórias. Tão boa, mas mesmo tão boa, que nunca mais lá voltei só para me ficar na alma a última vez que lá estive e o meu olhar nesse dia!

Chef Cosme disse...

"Nunca voltes ao lugar onde já foste feliz". Eu sou apologista do voltar, tornar a voltar, recordar (sempre! ou não seria eu carangueja) e criar novas situações para lembrar mais tarde.
Só não gosto de voltar aos sítios onde já fui infeliz. Felizmente não são assim tantos.